Fora de qualquer padrão da sociedade, e com uma personalidade forte o suficiente para não se deixar intimidar pelas críticas, Coco Chanel se impôs no mundo dos homens. Sendo a primeira a criar calças compridas para mulheres e a inventar o tailleur. Gabrielle Chanel aboliu roupas antes desconfortáveis para roupas mais práticas, livrando as mulheres do espartilho, das saias amplas de múltiplos babados e franzidos dos trajes rígidos do final do século 19. Em 1916, ela introduziu na alta-costura o jérsei de malha, os trajes de tecidos xadrez e a moda escocesa, com blusas de malha fina, as calças boca-de-sino, as jaquetas curtas e os casacos cruzados na frente e acinturados em estilo militar. Coco Chanel foi um grande fenômeno social.
A moda de Coco se tornou famosa mundialmente a partir de 1915 por causa de sua simplicidade ao desenhar. Coco criou sua reputação como uma excelente estilista de moda. Revolucionou a década de 20. Uma mulher independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo. Era uma dama de ferro sonhadora, com estilo clássico, ousada apesar de alérgica às grandes extravagâncias. Chanel passou toda a ocupação no famoso Hotel Ritz, quartel-general dos nazistas em Paris. Desde o começo, ela fazia moda para quem podia comprar . Tinha de ter dinheiro suficiente para investir em peças exclusivas e, assim, tornar-se requintada e refinada como exigiam os círculos sociais da elite a que Chanel também passou a pertencer. Nunca se casou, e não teve filhos.
Coco Chanel veio a falecer em Janeiro do ano de 1971 em um domingo dia de descanso o qual ela não gostava no Hotel Ritz Paris. Chanel nasceu pobre e acabou morrendo rica. Chanel teve uma contribuição imprescindível à atual identidade feminina. No ano de sua morte, aos 87 anos, Coco Chanel ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário