Total de visualizações de página

segunda-feira, novembro 22, 2010

TRIBO URBANA PUNKS*

 Os Punks.


Este sintoma é vital e, a evolução das relações do indivíduo com o grupo social transforma sua estrutura de personalidade e suas relações com os demais, pois cada indivíduo, sendo diferente de todos os outros membros do grupo, apresenta um caráter específico, que partilha com os outros membros da sociedade.

Está sendo reconhecida como o fenômeno das Tribos Urbanas, em que o vestuário tem servido de elemento definidor de individualidades, que buscam seus iguais.
O sentimento de grupo se desenvolve sempre na experiência de ameaça de extinção de um grupo por outro, sendo este o motivo que torna fundamental o reconhecimento dos sentimentos de sobrevivência para qualquer estudo de comportamento grupal.

Onde Surgiu!
Punk foi o movimento de estilo jovem, que nasceu em 1977, em Londres. Punk rock é um gênero musical derivado do rock, que surgiu por volta de 1976. A palavra significa podridão, sujeira, insanidade. O movimento levantou a bandeira da desilusão, sendo seu lema: No future. Surgiu durante a crise econômica inglesa da década de 70, com o desemprego e as novas formas de pobreza.
“O universo punk é composto pelos, Rockabillys, Skinheads, Heavy, Hastas e Grunges.” As músicas do punk eram mais simples e curtas, sendo que o que importava principalmente era a atitude.

Atualidade!
“O movimento punk chega aos 30 anos em 2007. O curso examina os principais fatos, eventos e artistas do punk e questiona se o movimento é um divisor de águas da cultura pop ou o continuador de uma atitude de rebeldia jovem muito mais antiga. Os encontros vão abranger desde a pré-história do movimento e o que dele decorreu, sua estética na música, no visual, na moda, no jornalismo, na literatura e no comportamento jovem em todo o planeta.”
Ideologia!

Os punks são conhecidos principalmente por defenderem o anarquismo e por sustentarem valores como anti-machismo, anti-homofobia, anti-fascismo, amor livre, anti-lideranças, liberdade individual, autodidatismo, iconoclastia, e cosmopolismo.



Moda!

A moda é, junto à música, o aspecto cultural mais característico e evidente do punk. O termo moda, no entanto, não é bem aceito pela maioria dos punks e influenciado pela cultura punk, pois é entendido estritamente como modismo, aceitação social, comércio e mera aparência. Costuma-se empregar o termo estilo, com o significado de "roupa como afirmação pessoal" (apesar deste também ser um dos significados da palavra moda), ou mais comumente ainda o termo visual. Sendo este utilizado em outros estilos alternativos.

O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos: alfinetes, patches, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, casacos de cabedal com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, brincos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano (também chamado de crista), colorido ou espetado. Ou ainda o reconhecimento pode ser pelo uso de uma aparência que seja desleixada, "artesanalmente" adaptada e que carregue alguma sugestão ou similaridade com o punk sem necessariamente utilizar os itens tradicionais do estilo. A moda punk, na sua maioria, é deliberadamente contrastante com a moda vigente e por vezes apresenta elementos contestadores ou ofensivos aos valores aceitos socialmente.

Hoje em dia, o estilo punk está cada vez mais a desaparecer. É muito difícil encontrar punks como os dos anos 80. O mais freqüente é ver muitas das ramificações deste estilo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário